Na tarde desta quarta-feira (4), foi liberado o trânsito de veículos na ponte João Santos Filho, que liga os bairros Baiminas e Independência (em frente à antiga fábrica de cimento), em Cachoeiro.
A passagem estava fechada ao tráfego desde a enchente do último dia 25 de janeiro, que provocou avarias na calçada e arrancou os guarda-corpos.
Para ser reaberta, a ponte passou por vistoria e recebeu reparos, feitos pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo). Como medida emergencial, foram instalados guarda-corpos de madeira provisórios, que serão mantidos até as proteções definitivas serem reconstruídas.
Na última sexta-feira (28), a Prefeitura já havia liberado o trânsito de outra ponte que sofreu danos com a enchente – a Carim Tanure, que liga a avenida Pinheiro Júnior, no bairro Ibitiquara, à praça Jerônimo Monteiro, no Centro. A estrutura teve as juntas de dilatação recuperadas e também ganhou guarda-corpos de madeira provisórios.
Em breve, após a aprovação dos projetos de reconstrução pelo Corpo de Bombeiros, ambas as pontes receberão os guarda-corpos definitivos e terão as calçadas reconstruídas.
“Aos poucos, estamos liberando as pontes, para que a população possa fazer o uso delas com mais segurança. Os trabalhos continuam para que possamos concluir os reparos definitivos o mais breve possível”, frisa o secretário municipal de Obras, Paulo Miranda.