O workshop de avaliação e validação das propostas para o novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Cachoeiro de Itapemirim termina nesta sexta-feira (11) na Faculdade de Direito (FDCI), às 12h – teve início às 8h. O documento é o norte do desenvolvimento urbano e da ocupação do solo pelos próximos 10 anos. A audiência final de revisão será no dia 17 deste mês.
O evento começou na quarta-feira (9) e foi voltada para o setor político. Houve a participação do prefeito Victor Coelho, do vice-prefeito Ruy Guedes Barbosa, dos secretários e dos presidentes das autarquias municipais. No mesmo dia, à tarde, foi com os vereadores de Cachoeiro.
Na quinta (10), pela manhã, participaram do workshop representantes dos movimentos sociais e entidades de classe, dos conselhos municipais, do corpo acadêmico, do Sistema S, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e diretoria do Fórum de Cachoeiro. Na tarde, foram os membros do Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM).
Hoje (11), a ação é voltada à classe empresarial e comercial do município. Conduzidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade, Urbanismo e Cidade Inteligente (Semurb), os workshops objetivam esclarecer o que o PDM trará de novidades e quais são as propostas para a cidade.
Cadastro on-line para audiência final da revisão do PDM
Moradores que queiram participar da audiência pública final de revisão e atualização do Plano Diretor Municipal (PDM), marcada para o dia 17 de junho, devem fazer um cadastro on-line.
Para isso, é preciso acessar, na página principal do site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), o banner do evento. A inscrição é necessária tanto para quem for acompanhar o evento presencialmente, no auditório da escola Zilma Coelho Pinto (bairro Ferroviários), quanto pela internet, por transmissão em tempo real. O evento começará às 19h. Os inscritos receberão por e-mail o link para participação na audiência e informações adicionais sobre o evento.
Os que forem participar de modo presencial deverão seguir todos os protocolos de prevenção da Covid-19. A capacidade do local do evento será limitada para garantir o distanciamento social necessário.
No evento, será apresentado o documento base que resulta do processo de revisão do Plano, que teve início em 2019 e contou com um sem-número de atividades, como reuniões entre as equipes técnicas da Prefeitura e da consultoria contratada para dar suporte à coordenação dos trabalhos, além de mais de 20 eventos públicos que possibilitaram a participação e colaboração de representantes dos setores econômicos e da população.