A empresa Uniaves reconheceu o erro no vazamento de produto químico no rio Castelo, em município homônimo, neste fim de semana, e pediu desculpa pelo ocorrido. O comunicado foi enviado no início da tarde desta terça-feira (31). O lançamento do líquido no rio ocasionou a alteração na coloração das águas e a morte de peixes.
Na segunda-feira (30), técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) estiveram na área da empresa e constataram que a contaminação do rio Castelo aconteceu devido ao despejo de cloreto férreo que saiu das dependências da Uniaves.
Confira a íntegra do comunicado da empresa:
COMUNICADO
Castelo/ES, 31 de Outubro de 2017
A Uniaves, empresa sediada em Castelo/ES, em respeito à sociedade em geral, vem a público reafirmar seu compromisso e responsabilidade com a gestão ambiental e sustentável. Informamos que, tão logo a anomalia em nosso sistema de tratamento de efluentes foi detectada, comunicamos ao Órgão Ambiental Estadual (IEMA) e solicitamos a presença de seus técnicos, sendo imediatamente atendidos.
Os fatos decorrentes da investigação em conjunto com o IEMA, Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Castelo, Secretaria do Meio Ambiente de Cachoeiro e Equipe da Uniaves, demonstraram fuga de produto usado regularmente no tratamento de efluentes (cloreto férreo), ocasionado por um rompimento em uma das tubulações do nosso sistema.
Em consulta à ficha de informação de segurança de produto químico fornecida pela empresa Bauminas, constatamos que a mortandade de peixes ocorrida foi ocasionada pela redução do pH da água do Rio Castelo, próximo à unidade.
A empresa seguirá rigorosamente as determinações dos órgãos ambientais em questão e agregará novos procedimentos de segurança aos seus processos sob a supervisão de empresas especializadas em projetos ambientais.
Lamentamos e nos desculpamos pelo ocorrido, reafirmando uma vez mais nosso compromisso com a sociedade.
Atenciosamente,
Uniaves