Unidades de saúde orientam sobre prevenção do câncer do colo do útero

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Neste mês, unidades básicas de saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim intensificam as ações educativas relacionadas à prevenção do câncer do colo do útero, o terceiro mais incidente no público feminino e alvo da campanha Março Lilás.

O objetivo é incentivar as mulheres a realizarem, com regularidade, procedimentos de saúde que ajudem na identificação precoce de tumores.

Um dos principais pontos na orientação repassada pelos profissionais das UBS é a importância do exame papanicolau ou preventivo, que é realizado por meio das 32 unidades de saúde do município.

Indicado para mulheres a partir dos 25 anos, com vida sexual ativa, o teste permite identificar inflamações e alterações iniciais que, se descobertas e tratadas em tempo, evitam a evolução para o câncer.

Outra linha de combate ao tumor é a vacinação contra o HPV, vírus considerado principal fator de risco para o desenvolvimento da patologia. Em Cachoeiro, as doses são disponibilizadas nas salas de vacinas das UBS, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Realizaram ações educativas nos últimos dias as unidades de saúde dos bairros Novo Parque, Paraíso e Jardim Itapemirim.

“Prevenção aliada ao conhecimento são ações que podem diminuir a incidência deste mal que acomete muitas mulheres. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça o pedido para a participação feminina nessas atividades que podem ajudar a salvar vidas”, salienta a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

Ainda de acordo com a secretária, se a mulher com idade entre 25 e 64 anos não tiver feito o exame no último ano, ela deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, para agendar o procedimento.

Saúde Integral

As ações não ficarão restritas às unidades básicas. Para o próximo dia 31, a Semus prepara mais uma edição do evento “Saúde Integral”. Será na Praça Jerônimo Monteiro, para lembrar, além do Março Lilás, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31) e o Dia Nacional de Combate à Tuberculose (24), comemorados neste mês.

Das 8h às 12h, será oferecida uma série de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável e atendimento com nutricionista para pacientes com sobrepeso, atendimento de enfermagem a pacientes sob suspeita de tuberculose, orientações do programa de controle de tabagismo, palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e orientações psicológicas.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas