Unidades de saúde em Cachoeiro terão em pleno funcionamento, até a festa da cidade, 88 novos computadores. Os itens terão link direto com o Ministério da Saúde e com a central na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na antiga Cruz Vermelha.
Nesse sistema serão cadastradas diariamente informações sobre os atendimentos prestados aos moradores, como curativos, nebulização, vacina, preventivos e campanhas. Além de manter em dia a prestação de contas do município, a junção dos dados funcionará como um panorama sobre as principais demandas de cada comunidade.
“Solicitamos os novos materiais para que os bairros e distritos tenham cada vez mais suporte e possam ser acompanhados em tempo real. Poderemos agora fazer uma avaliação ainda melhor e mais ágil da qualidade do serviço prestado e saberemos quais são os agravos mais pertinentes na região”, comemora a subsecretária de Atenção Primária da prefeitura, Márcia Passabom.
A partir daí, a equipe da Estratégia Saúde da Família passa a ter acesso a toda a movimentação de atendimento e usará essas informações para relatório mensal para diagnóstico da rede que atende os moradores. Essa avaliação vai pautar melhorias mais pontuais, sempre que necessárias.
Rede terá outras 166 máquinas
A instalação das 88 máquinas já teve início, e o processo adiciona também o programa e-SUS AB. As primeiras unidades nas comunidades estão agora na etapa de testes. Outros 166 computadores estão inclusos no pedido, para a segunda remessa, que chega em breve.
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, para reestruturar as informações da rede em nível nacional.
A proposta é para que, ao fim da instalação dos 254 computadores, todos os ambientes de atendimento tenham esse ponto de cadastro dos dados, até mesmo os laboratórios e pontos para dispensação de medicamentos.