Recentemente, o Hospital Materno Infantil ‘ Francisco de Assis’ (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim, equipou a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) com ventiladores neonatais híbridos, o Babylog VN600 da marca Dräger, o que posicionou a instituição e a UTI neonatal em um ranking diferenciado no Brasil em termos de assistência ao recém-nascido.
Hoje, a unidade intensiva do Hifa é a única no Estado com perfil de atendimento SUS que possui o equipamento de última geração, permitindo mais qualidade e segurança assistencial aos recém-nascidos e, em especial, aos prematuros.
“A tecnologia avançada dá suporte para prevenir danos pulmonares, comprometimento hemodinâmico e neurológico do bebê. Geralmente é usado quando a ventilação mecânica convencional não apresentou bons resultados”, ressaltou a coordenadora da UTI neonatal, Marina Bento Alves Vasconcellos.
Com o suporte do equipamento, os bebês tendem a ficar menos tempo em ventilação mecânica invasiva, desenvolvem menos Displasia Broncopulmonar (doença pulmonar crônica com características clínicas, radiológicas e histológicas próprias que acomete, em geral, os recém-nascidos prematuros submetidos a oxigenoterapia e ventilação mecânica nos primeiros dias de vida) e apresentam menos hipocapnia (estado do dióxido de carbono reduzido no sangue que pode acentuar lesões neurológicas).
Qualidade e segurança
Segundo o superintendente da instituição, Jailton Pedroso, o Hifa busca constantemente o que há de mais moderno em assistência. O VN600 é um equipamento importado, produzido na Alemanha, seguindo os níveis mais elevados de qualidade e segurança.
“A aquisição desses equipamentos está alinhada à missão do Hifa, que é garantir uma assistência de qualidade, com segurança, humanização, resolutividade, conforto e tecnologia. O resultado é a redução da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida desses bebês”, finalizou.
De acordo com a diretoria, a Utin reúne assistência humanizada e de qualidade, profissionais especialistas, equipamentos de ponta, além de uma ambientação acolhedora.