A vacinação contra Hepatite A está disponível nas unidades básicas de saúde do interior e da sede. A medida tem enfoque preventivo, visto que, com as fortes inundações, a atenção com relação à saúde da população precisa ser redobrada.
Na sede, a vacina pode ser encontrada no Paulo Pereira Gomes, nos bairros Valão, São Luiz Gonzaga, Amaral. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação acontece desde segunda-feira (3) e tem muita procura.
No interior, ocorre nos distritos de Pacotuba, Coutinho, Conduru, Monte Verde e Cachoeira Alta, em Cachoeiro de Itapemirim, desde o dia 31.
Com as enchentes, é provável o aumento de doenças infecciosas (respiratórias e de transmissão hídrica e alimentar), e dentre elas, a contaminação pelo vírus da Hepatite A, transmitido por meio da água e de alimentos infectados.
O público-alvo desta ação emergencial será, exclusivamente, a população acima de 7 anos de idade residentes nas áreas afetadas descritas acima. Caso alguma criança entre 5 e 7 anos que ainda não tenha recebido a dose, também será contemplada.
Mulheres que estão amamentando e as grávidas não devem tomar a vacina sem terem orientações médicas. A dose também é contraindicada para as pessoas que apresentarem histórico de reação alérgica a algum dos componentes da vacina.
“É muito importante que os munícipes atingidos pelas inundações compareçam à vacinação. É uma ação de prevenção, pois precisamos tomar todos os cuidados necessários para superar essa situação tão difícil”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Além da vacina, outras medidas simples auxiliam na prevenção contra a hepatite A, como: lavagem adequada das mãos antes e após as refeições, de frutas, legumes e hortaliças antes do consumo, e ingestão de água potável de boa qualidade ou água filtrada e fervida.