Veja o calendário das eleições para prefeito de Irupi

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O cartório da 19ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Muniz Freire e Irupi, registrou o interesse de dois candidatos para concorrer às eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Irupi, em votação que será realizada no dia 5 de maio.

Edmilson Meireles de Oliveira e Paulino Lourenço da Silva são postulantes aos cargos pela coligação MDB-PP e Rafhael Junqueira Fonseca e Julio Teodoro de Almeida são os pretendentes escolhidos pelo PSL.

O novo pleito ocorrerá após a cassação do mandato de Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB), prefeito eleito em 2016, e de seu vice Leandro Purcino de Almeida, mesmo partido. Quem governa interinamente é o presidente da Câmara Municipal, Valmir de Almeida Montoni (PV), que assumiu a função no dia 9 de março.

Storck foi condenado a partir de Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder político, após a realização, pela prefeitura, de casamento comunitário de 50 casais. O entendimento é de que o evento visava “a promoção do candidato à prefeitura” na disputa de 2016. A defesa alegou que não houve cunho político e nem pedido formal de voto.

O réu chegou a apresentar recurso especial com pedido de efeito suspensivo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tentando impedir a cassação até o julgamento desse recurso. Não houve sucesso.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL – NOVAS ELEIÇÕES EM IRUPI

PRINCIPAIS DATAS

4 de abril de 2019 – Quinta-feira

(31 dias antes)

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral. Os candidatos, partidos políticos e as coligações registrados podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes, ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa serão permitidos das 8 às 24 horas. Também estará permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Data a partir da qual, até as 22 horas do dia 4 de maio de 2019, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata e passeata, observados os limites e as vedações legais. E até 3 de maio de 2019, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide (Lei n° 9.504/1997, art. 43, caput).

 

5 de abril de 2019 – Sexta-feira

(30 dias antes)

Último dia para a Justiça Eleitoral publicar, no Diário da Justiça Eletrônico, lista/edital dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos e coligações.

 

6 de abril de 2019 – Sábado

(29 dias antes)

Último dia, observado o prazo de vinte e quatro horas contadas da publicação do edital de candidaturas requeridas, para os candidatos escolhidos em convenção solicitarem seus registros ao Juízo Eleitoral competente, até as 19 horas, caso os partidos políticos ou as coligações não os tenham requerido.

 

18 de abril de 2019 – Quinta-feira

(17 dias antes)

Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, se couber.

 

20 de abril de 2019 – Sábado

(15 dias antes)

Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito.

 

23 de abril de 2019 – Terça-feira

(12 dias antes)

Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a Prefeito e a Vice-Prefeito devem estar julgados pelo Juiz Eleitoral e publicadas as respectivas decisões, salvo impossibilidade devidamente justificada.

 

30 de abril de 2019 – Terça-feira

(5 dias antes)

Data a partir da qual, e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

 

2 de maio de 2019 – Quinta-feira

(3 dias antes)

Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8 horas e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento de campanha, que poderá ser prorrogado em mais duas horas. (Resolução TSE nº 23.457/2015, art. 11, § 1º)

Último dia para a realização de debate no rádio e televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 3 de maio de 2019.

Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

 

3 de maio de 2019 – Sexta-feira

(2 dias antes)

Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, e a reprodução, na internet, do jornal impresso com propaganda eleitoral.

 

4 de maio de 2019 – Sábado

(1 dia antes)

Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 horas e as 22 horas.

Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata e passeata, observados os limites e as vedações legais (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 9º).

 

5 de maio de 2019 – Domingo

(Dia da eleição)

Data em que se realiza a votação.

Às 8 horas: Início da votação.

Às 17 horas: Encerramento da votação.

A partir das 17 horas: Emissão do boletim de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.

 

10 de maio de 2019 – Sexta-feira

(5 dias depois da eleição)

Último dia do prazo para o Juiz Eleitoral divulgar o resultado da eleição e proclamar os candidatos eleitos.

 

27 de maio de 2019 – Segunda-feira

(22 dias depois da eleição)

Último dia do prazo para a diplomação dos candidatos eleitos.

 

31 de maio de 2019 – Sexta-feira

(26 dias depois da eleição)

Data da posse dos eleitos no pleito de 5 de maio de 2019.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas