Falta de médicos e somente uma unidade de saúde para atender região com aproximadamente nove mil moradores. Esta é a reclamação do vereador Diogo Lube (PDT) em relação ao posto do bairro Vila Rica, em Cachoeiro de Itapemirim. Ele percorreu o local na terça-feira (7), junto com o edil Braz Zagotto (SD) – na ocasião, eles gravaram vídeo e postaram nas redes sociais.
Segundo ele, não tem médico há um mês. “Sem atendimento de dentista há mais de um ano e clínicos gerais que entram e ficam pouco mais de um mês no cargo e pedem pra sair, essa é a realidade da unidade de saúde do Vila Rica. O vereador levanta também a necessidade de haver mais um posto para atender os dois bairros.
Em contato com a prefeitura, a reportagem recebeu a informação de que está em andamento o processo de contratação de médicos para o município. “Atualmente, dois profissionais, em dias alternados, atendem as demandas da unidade”, garantiu a Secretaria de Saúde, através de nota.
Sobre a implantação de novo posto de saúde, a secretaria informou que aguarda a disponibilização de terreno para que, a partir daí, ocorra a captação de recursos junto ao governo federal para a construção de nova unidade.
“O imóvel e o terreno que foram disponibilizados, anteriormente, não puderam ser utilizados, pois não tinham dimensões compatíveis com o que o Ministério da Saúde exige para a construção”, diz a nota.