Mato e lixo às margens de córregos somados às fortes chuvas têm como resultado inevitável inundações e prejuízos aos moradores que residem nas adjacências. Em Cachoeiro de Itapemirim, esta poluição, que se transforma em obstáculo para o curso natural da água, foi registrada pelo vereador Diogo Lube (PDT), que encaminhou pedido de soluções à prefeitura.
O vereador, junto com sua equipe, fez a vistoria no córrego que passa pelos bairros IBC, Monte Cristo, BNH, Caiçara, Corarama e Valão, onde deságua no rio Itapemirim. “No Coramara, por exemplo, a situação gerou a proliferação de mosquitos e ratos justamente próximo a uma escola”, contou.
Diogo informou que participou de reunião com a BRK Ambiental – concessionária responsável pelo saneamento e fornecimento de água no município – em outubro e que a empresa garantiu serviços de saneamento, que serão executados em três etapas.
“Porém, a limpeza e a dragagem são de responsabilidade da prefeitura. Por isso, fizemos o ofício, solicitando esta intervenção antes que inicie o período de fortes chuvas e cause inundações nestes bairros”, explicou.
A reportagem do Em Off Notícias fez contato com a prefeitura e, por meio de notas, a Secretaria de Serviços Urbanos informou “que tem uma programação para limpeza de córregos e que, atualmente, esse trabalho está sendo feito no que corta o bairro IBC. Uma equipe vai ao córrego indicado para agendar a realização do serviço, de acordo com o grau de urgência avaliado”.