Queda em torno de 11% no número de passageiros pagantes e aumento de custos. Esses fatores sustentam a justificativa da direção da viação Flecha Branca, integrante do consórcio Novotrans que tem a concessão para prestar o serviço de transporte coletivo em Cachoeiro de Itapemirim, diante do atraso no pagamento da segunda parcela do 13º dos funcionários. A situação resultou em breve manifestação de motoristas e trocadores na tarde desta sexta-feira (29).
De acordo com o diretor da viação Eduardo Carletti, além da brusca redução de passageiros, houve aumento no preço de insumos, como o óleo diesel, por exemplo, e também nos salários dos funcionários, que foram contemplados com reajuste salarial neste ano.
“O que sustenta, principalmente, o sistema de transporte são os trabalhadores, através do vale-transporte. Com isso, o desemprego que assola o país e também o município causou prejuízos. Além disso, algumas empresas tiveram dificuldades para gerar caixa para fazer este pagamento”, explicou.
Ainda segundo ele, a quitação da 2ª parcela do 13º salário estava prevista para esta sexta-feira (29), o que se inviabilizou devido ao ponto facultativo junto às agências bancárias. “Por isso, agendamos para terça (2). Porém, alguns funcionários decidiram pela manifestação. Há um desequilíbrio nas contas da empresa, mas os compromissos serão honrados”.