Há 64 anos era fundada, pela família Cola, a viação Itapemirim em Cachoeiro de Itapemirim para conquistar o mundo. Atualmente, sob nova direção, a megaempresa possui mais de mil agências próprias espalhadas por todo o Brasil e está presente em 22 estados. Apenas em 2016, transportou 9,8 milhões de passageiros e conta com frota de 1,2 mil ônibus.
Investindo também no ambiente interno; além de acertar a vida financeira dos colaboradores, a viação Itapemirim também realiza palestras educativas sobre temas em evidência no país, com foco no interesse do próprio trabalhador.
O último evento do tipo realizado foi sobre assédio moral, que, segundo a empresa, existe um processo registrado a 55 horas no Brasil; as mulheres seriam as principais vítimas, inclusive, apresentando problemas de saúde quando são submetidas a este crime.
No empreendedorismo, após conquistar o país perpassando por suas estradas ao levar milhões de cidadãos aos seus destinos, a viação Itapemirim pretende agora obter o mesmo sucesso por meio das linhas aéreas.
Uma das principais empresas de aviação do Brasil, a Passaredo Linhas Aéreas, passou o controle acionário para os atuais sócios do grupo Itapemirim – Sidnei Paiva de Jesus e Camila Valdivia. O valor do negócio não foi informado.
As duas corporações enfrentam processos de recuperação judicial. Segundo os novos sócios, a estratégia de negócio com a Passaredo visa melhorar o atendimento aos usuários dos mercados regionais de pequeno e médio porte, com ligações nos grandes centros, e também popularizar o acesso do transporte aéreo ao interior do país.
“A Passaredo está pronta para receber investimentos e crescer. A própria operação gerará resultado para a liquidação das obrigações do passado”, disse Sidney. A integração entre suas malas aérea e terrestre atingirá mais de 2500 cidades no Brasil.
A Passaredo iniciou sua operação em 1995, tem 700 funcionários e já transportou mais de 800 mil passageiros em 2016. A companhia opera em 20 cidades de 9 estados do Brasil.