Uma ex-detenta, que recebeu alvará de soltura nesta sexta-feira (22) e que não quis se identificar, fez contato com o site Em Off Notícias e enviou vídeo (assista no final do texto) falando sobre a realidade da unidade prisional feminina em Cachoeiro de Itapemirim neste período de pandemia do novo coronavírus.
Segundo ela, há uma idosa que testou positivo para a Covid-19 e várias jovens em isolamento.
Ela também acredita que a contaminação teve início através dos agentes penitenciários e que as detentas estariam impedidas de externar aos familiares, nos telefonemas a que tem direito, a situação que envolve a contaminação na unidade prisional.
O Em Off Notícias fez contato com o governo do Estado e obteve a resposta que segue abaixo na íntegra:
A Secretaria da Justiça informa que realiza diversas medidas para conter o contágio do Covid-19 no sistema prisional. Para isso, as visitas foram suspensas a fim de reduzir o número de pessoas que circulam pelas unidades. A equipe de servidores receberam orientações para uso de álcool em gel e higienização das mãos e uso de máscaras. Além disso, a limpeza das unidades, viaturas e demais equipamento foram intensificadas. Os servidores que apresentam sintomas gripais são afastados imediatamente de suas funções e, ao apresentarem sintomas, os testes são realizados.
Celas de isolamento sao utilizadas para os internos que testaram positivo ou apresentam sintomas gripais. Todos os casos são acompanhados pelas equipes de saúde das unidades, bem como comunicados às famílias.
Considerando a suspensão das visitas, a Sejus autorizou a ligação assistida entre internos e familiares para manutenção do vínculo familiar. As ligações telefônicas, que não faziam parte da rotina, estão autorizadas de forma breve e supervisionada para que o interno possa interagir com seus familiares. O contato é proativo, ou seja, a ligação é feita para o familiar, para que esse novo procedimento não interrompa ou atrapalhe demais atividades e rotinas das unidades prisionais.
Além das ligações assistidas, há a opção de contato pelos familiares com as equipes de serviço social da unidade. A lista com e-mails e telefones de todas as unidades está disponível em https://sejus.es.gov.br/
A Secretaria também tem recebido representantes da Comissão de Mães de Detentos do Espírito Santo, para repassar as medidas adotadas e receber demandas.
Segue abaixo o vídeo da ex-detenta:
https://youtu.be/KN3hLmd3PnE