A Comissão Especial para estudo e análise do projeto de lei que cria o novo Plano de Cargos dos servidores municipais de Cachoeiro de Itapemirim recebeu nesta sexta-feira (14) propostas de 27 das 95 categorias existentes. Os vereadores estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal.
De acordo com o presidente da comissão, vereador Delandi Macedo (PSC), o prazo para continuar recebendo as sugestões se encerra na segunda-feira (17). Até então, o estudo realizado percebeu 45 artigos dos 85 que integram o documento.
Uma das dúvidas incomum no funcionalismo é a respeito da extensão da carreira, que considera até 34 anos de serviço, representados pelo letra R no plano. A proposta da reforma da previdência alonga este prazo; por isso, os servidores alegam que irão trabalhar por mais seis anos sem direito à progressão salarial.
Outras sugestões dizem respeito à redução de carga horária, permanência no plano atual e melhora salarial. No entanto, o legislativo tem limitações quanto às alterações no projeto de lei, principalmente a de não gerar custos ao executivo.
“Além dessas 27 propostas dos servidores, a comissão gerou cerca de 10 ideias de proposituras. Isso, não quer dizer que todo este montante se tornará emendas à matéria do plano de carreiras. Iremos avaliar tudo; o que cabe à prefeitura será à ela encaminhado”, explicou Delandi, que acredita serem conclusos os trabalhos em menos de duas semanas.