A capital capixaba se consolida como referência na educação pública brasileira ao apresentar resultados expressivos na alfabetização infantil e implementar uma política inovadora de formação continuada para professores da rede municipal.
A rede municipal de Vitória está entre as cinco capitais brasileiras, ocupando a 4ª colocação, com maior percentual de crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme dados publicados no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em junho de 2024. Esse desempenho é resultado direto do investimento estratégico da Prefeitura de Vitória na valorização e formação permanente dos profissionais da educação.
Sob o comando do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), foi priorizada a constituição de uma equipe gestora com capacidade técnica, conhecimento e experiência na gestão educacional. Além disso, foram garantidos os investimentos financeiros na educação, assegurando o desenvolvimento de ações estratégicas no planejamento plurianual.
Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) adotou uma série de medidas estruturantes que reposicionaram o papel da formação docente, transformando-a em política pública articulada com currículo, avaliação, materiais didáticos e acompanhamento pedagógico. A formação ocorre dentro da jornada de trabalho dos professores, com momentos contínuos de reflexão e desenvolvimento profissional, organizados por componente curricular e etapa de ensino.
Além disso, a secretária de Educação Juliana Rohsner, estruturou um sistema de acompanhamento pedagógico que permite visitas quinzenais às escolas e uso pedagógico de dados educacionais, promovendo formações diretamente conectadas às demandas reais de sala de aula.
Projetos
O projeto “Educar para Vitória”, também instituído pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, exemplifica a coerência entre avaliação, formação e práticas pedagógicas. Essa integração garante intervenções mais eficazes para a recomposição da aprendizagem dos estudantes.
Para a secretária, a formação continuada “não é apenas uma estratégia administrativa, mas um processo genuíno de valorização profissional, fundamentado na escuta ativa e na reflexão sobre as práticas pedagógicas”.
De acordo com Rohsner, a formação ofertada pela rede municipal de Vitória se destaca pela oferta de formações específicas por componente curricular e etapa de ensino, com foco no conhecimento pedagógico do conteúdo, no uso de didáticas específicas e na tematização da prática, de forma coerente e articulada com outras ações da rede.
Para os próximos anos, a gestão de Pazolini pretende continuar garantindo a formação dentro da jornada de trabalho, com a participação efetiva de todos os professores, em grupos regionalizados que possibilitem maior aproximação com as especificidades e demandas pedagógicas dos diferentes contextos. E também assegurar a oferta de formação com bolsa de estudos, por adesão, envolvendo maior número de participantes, para aprofundamento conceitual e metodológico, com impacto direto no fazer docente e na aprendizagem.
A experiência de Vitória foi documentada pelo Movimento Profissão Docente e reconhecida como um caso exemplar de política educacional de impacto. A cidade demonstra que, com planejamento, investimentos e diálogo com os profissionais da educação, é possível garantir o direito de todas as crianças a uma aprendizagem de qualidade.