Você conhece o Locavorismo?

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Como citado em nosso último artigo há uma tendência crescente em se consumir apenas
alimentos produzidos próximo ao lugar onde você está. Ou seja, dar preferência às comidas e
produtos elaborados por chefs e empresários locais que utilizam ingredientes da região.

Apesar de não ser novidade, o termo “Locavorismo” foi utilizado pela primeira vez em 2005
por um grupo de mulheres em São Francisco (EUA), e, começou a ter status de movimento
entre os grandes chefs lá pelo ano de 2015/16 e, de lá para cá, vem ganhando muita força e
com a pandemia entrou em voga de vez, e hoje já é um movimento bastante robusto.

Na prática, é o ato de privilegiar o consumo daquilo que é produzido e comercializado por
pessoas da nossa região. O economista Michael Shuman, autor de quatro livros sobre
economia local, mostra em seu livro Local Dollars, Local Sense evidências de que este
comportamento tem impacto positivo na geração de empregos, na redução da pobreza e no
cuidado com o meio ambiente na comunidade, como por exemplo, a redução dos resíduos
sólidos, sem falar do fortalecimento cultural que dá identidade àquela região e na saúde já que
não utiliza produtos químicos como corantes e conservantes..

A prática do locavorismo fomenta o avanço social, econômico, ambiental e cultural. Diz
respeito ao bem-estar da sociedade de modo geral. É um movimento de impacto em toda
cadeia produtiva, uma vez que, quem prepara o alimento de maneira artesanal, naturalmente
busca parceiros, fornecedores e locais para vender os produtos aos seus clientes. E, os clientes,
acostumando-se à qualidade desses produtos, ficam cada vez mais adeptos!

O engajamento em comunicar a origem, enaltecer os valores e as diferenças entre o artesanal/natural dos processados é a força que impulsiona o movimento e que, acaba por reeducar o paladar dos consumidores. Uma vez habituado a esses produtos e suas qualidades, raramente esse consumidor retorna aos “outros produtos” que são desprovidos das complexidades de aromas e sabores originais e do respeito ao local.

Locavorismo é isso, ele estimula a economia e a criação de empregos locais. É uma compra
que gera mais retorno para a própria região e todos ao redor ganham diretamente ou
indiretamente com isso. Na cadeia de alimentos, o locavorismo vai além do contato entre o
produtor e o consumidor final. Restaurantes, empresas de marmitas, hamburguerias, clubes
de assinatura de produtos alimentícios, feiras e marcas artesanais tem importante papel no
desenvolvimento local.

Seguindo a tendência do Locavorismo, a receita da semana é valorizando nossos produtos
locais, e nada melhor que um mignon suíno ao molho de café.

Ingredientes

 500 g de filé-mignon cortado em medalhões;
 200 ml de café coado forte;
 Tempero Suíno AROMA a gosto;
 Creme de Alho AROMA;
 50g de manteiga;
 50g de mostarda djon;
 20g de farinha de trigo,

 Suco de meio limão siciliano;

Modo de Preparo

Tempere o filé-mignon com o Tempero Suíno AROMA, o Creme de Alho AROMA e o suco de
meio limão siciliano, a gosto. Em seguida, em uma panela, adicione um fio azeite, deixe
aquecer e coloque os medalhões. Deixe dourar de todos os lados. Tire os filés da panela e
reserve.

Na mesma panela, adicione a manteiga espere derreter, junte o trigo e mexa bem. Retire a
panela do fogo e adicione o café coado e misture bem até ficar homogêneo e acrescente a
mostarda. Volte a panela ao fogo e deixe reduzir e engrossar um pouco.

Em uma assadeira, coloque a carne, um pouco de molho por cima e leve ao forno médio por
10 minutos para cozinhar um pouco mais por dentro.

Tire do forno e coloque o molho que restou por cima. Sirva com uma musselini de
mandioquinha.
Bon appétit!

 

 

Joenio Dessaune
CEO/Fundador Temperos Aroma
Chef de Cozinha e Consultor
@joeniodessaune

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