Volume do Rio Itapemirim pode ser monitorado pela internet

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Com as chuvas na Região Sul do Espírito Santo, a Defesa Civil de Cachoeiro realiza o monitoramento do volume do Rio Itapemirim. Por volta das 15h, desta quinta-feira (4), o nível da água estava na marca de 1,90 metro acima do nível normal.

O órgão recomenda que os cidadãos, principalmente, aqueles que moram ou trabalham em áreas ribeirinhas, fiquem atentos ao comportamento do rio. A população pode acompanhar a medição do nível, registrada de hora em hora, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao-defesa-civil.

O município conta com apoio de uma tecnologia do Governo Estadual para monitorar, com até 12 horas de antecedência, as cheias na cabeceira da Bacia do Rio Itapemirim.

O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além das outras três instaladas na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.

A Defesa Civil também acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no Itapemirim. Além disso, monitora o distrito de Pacotuba, que costuma ser a primeira região do município afetada com inundação em casos de cheia do rio.

 

Fale com a Defesa Civil

A previsão é a de que a chuva continue ao longo desta sexta-feira (5). A Defesa Civil de Cachoeiro pode ser acionada pelos telefones 199 e (28) 98814-3497 (plantão 24 horas), para atendimento e orientações em emergências.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Espírito Santo mantém redução de homicídios em novembro e segue com menor marca desde 1996

O Espírito Santo segue mantendo a curva descendente de redução de homicídios mês após mês.