Na próxima terça-feira (1º), a equipe do Centro de Referência em Infectologia “Abel Santana” (Crias), de Cachoeiro, levará o Ônibus da Saúde até a Praça Jerônimo Monteiro, para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
A ação será realizada no Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, considerado dia D do “Dezembro Vermelho”, mês voltado a atividades relacionadas à divulgação de medidas de prevenção, assistência e tratamento do HIV. O evento vai das 8h30 às 11h30.
Para realizar os testes, basta levar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado é confidencial e sai em 20 minutos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, é fundamental detectar e tratar novos casos das doenças o mais cedo possível, a fim de evitar um quadro mais severo e impedir a transmissão para outras pessoas.
“O objetivo é estimular a prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) com ações que envolvem orientação, testagens e aconselhamentos. Em casos positivos, o Crias encaminha para o tratamento necessário, que é gratuito”, destaca a secretária.
Vale lembrar que os testes rápidos para DSTs estão disponíveis na rede pública de saúde de Cachoeiro. É possível requerer o exame na sede do Crias, localizada à rua Mário Imperial, 23, bairro Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 16h.