Ministério Público propõe estratégias para o sistema prisional do país

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) sedia hoje (16) e amanhã a segunda reunião ordinária do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP). Realizado de forma híbrida, o encontro contará com a participação de aproximadamente 30 membras e membros dos Ministérios Públicos dos Estados e da União, a fim de dialogar sobre as políticas públicas voltadas para sistema prisional do país e para os egressos desse sistema. A pauta do evento inclui também a formulação de estratégias para atuação institucional no âmbito da execução penal, entre outros temas.

Presidido pela Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, o GNEP é ligado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) e atua para fortalecer e unificar a atuação dos Ministérios Públicos de todo o país na área da execução penal, para a devida fiscalização das unidades prisionais e a garantia dos direitos constitucionais dos apenados e egressos dessas unidades, em favor da sociedade.

A solenidade de abertura é realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e será transmitida pela plataforma Teams. Estão presentes o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Mário Luiz Sarrubbo, e os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Ângelo Fabiano Farias da Costa e Jaime de Cassio Miranda, presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do órgão.

Após a solenidade de abertura, Mário Luiz Sarrubbo e Jaime de Cassio Miranda vão apresentar a conferência “A Execução Penal na Atualidade”, em que falarão sobre a atuação mais moderna e eficaz do Ministério Público brasileiro nessa área.

Visita
Na manhã de quinta-feira, os integrantes dos Ministérios Públicos terão a oportunidade de conhecer de perto exemplos de boas práticas realizadas para a ressocialização dos apenados, em unidades prisionais do Estado.

Oficina de marcenaria, fábrica de calçados, oficinas de amigurumi e crochê, horta de plantas medicinais e equoterapia para crianças e adolescentes da Apae são algumas das práticas exitosas realizadas em unidades prisionais do Estado. Essas iniciativas são fruto de parcerias e do trabalho integrado das instituições do Sistema de Justiça, do setor produtivo e de segmentos da sociedade, e constituem bons exemplos que podem ser replicados em outros Estados.

Veja o cartaz com a programação completa do evento.

Saiba mais sobre o GNEP:

O GNEP foi criado no dia 15 de fevereiro de 2023, a partir de proposta da procuradora-geral de Justiça do MPES. O Grupo conta com a promotora de Justiça Viviane Barros Partelli Pioto como secretária-executiva e, como coordenador, o procurador de Justiça Cezar Augusto Ramaldes, ambos do Ministério Público estadual. Luciana Andrade assumiu a presidência no dia 31 de maio, na reunião ordinária do CNPG realizada na sede do Ministério Público Militar (MPM), em Brasília.

O Regimento Interno do Grupo estabelece objetivos de atuação como:

– Definir estratégias de atuação nacional para implementação de políticas públicas que proporcionem condições para a integração social do condenado, do egresso e do internado e para a integral atenção aos presos provisórios;

– Definir estratégias de atuação nacional para implementação de políticas públicas e ações que garantam a preservação do patrimônio público, o aprimoramento da gestão penitenciária e que proporcionem condições adequadas ao desenvolvimento das atividades de polícia penal;

– Estudar e debater temas relacionados à efetividade da pena privativa de liberdade e da medida de segurança;

– Discutir e elaborar projetos e instrumentos para a prevenção ao crime no âmbito do sistema prisional; entre outras estratégias de atuação.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Governo do Estado anuncia sistema para auxiliar no enfrentamento às queimadas ilegais

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), a aquisição de uma nova