BRK promove jogo educativo sobre meio ambiente, saneamento e saúde com alunos da educação infantil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Até a próxima sexta-feira (23), alunos da educação infantil de instituições públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim vão aprender mais sobre cuidados com o meio ambiente, reciclagem e saneamento básico por meio do jogo educativo “Corrida do Saneamento”. A ação faz parte do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela BRK em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a rede privada de ensino.

O jogo educativo, aplicado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários, envolve duas equipes formadas por crianças de 5 e 6 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas têm informações sobre meio ambiente, uso consciente da água, saúde e preservação, reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico, e, no desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.

A escola Bem-Te-Vi foi a primeira a receber a Corrida do Saneamento, no último dia 14. Segundo a diretora administrativa da instituição, Betina Silva Lesqueves Ferri, o trabalho, em parceria com a BRK, foi sensacional. “Trabalhamos, por meio de jogos educativos, assuntos como cuidado com o meio ambiente, reciclagem, saneamento básico, hábitos de higiene pessoal e cuidados com os recursos naturais. As crianças realizaram atividades que estão diretamente relacionadas ao dia a dia de forma lúdica e com muita interatividade”, ressaltou.

Nesta semana, a ação foi desenvolvida no Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), localizado no Campo da Leopoldina, na terça-feira (20), e na EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira, no Alto Monte Cristo, nesta quarta (21). Finalizando a programação, a atividade ocorrerá na EMEB Zilda Soares Moura, no Village da Luz, na quinta-feira (22), e no Colégio Jesus Cristo Rei, no bairro Independência, na sexta-feira (23).

O Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp), no bairro Ibitiquara, e as EMEBs Maria Tereza Brandão de Mello, no Basiléia; Alair Turbay Baião, no Otton Marins; Normília da Cunha dos Santos e Governador Eurico Vieira de Resende, no bairro Zumbi; Albertina Macedo, no Santa Cecília, e Prof.ª Maria do Carmo Magalhães, em Nossa Senhora Aparecida, também já receberam a iniciativa.

“A BRK promoveu uma atividade com os alunos da Educação Infantil que foi incrível! Um jogo de tabuleiro onde os alunos eram as peças. Para crianças dessa faixa etária, essa é uma estratégia muito bem-vinda, visto que utilizar o corpo como recurso faz com que elas aprendam de forma mais eficaz. O conteúdo do projeto é de fundamental importância para todas as idades, pois trata da preservação ambiental”, comentou Luciana Vaz, pedagoga da Educação Infantil e do Fundamental I do Celp.

Segundo Micheline Bernabé, durante a Corrida do Saneamento, é possível reforçar com os alunos o conteúdo do programa trabalhado em sala de aula pelos professores. “São passados conhecimentos importantes para transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais. Os alunos levam uma réplica do jogo educativo impresso para casa e, dessa forma, o conteúdo do programa não fica apenas no ambiente escolar, envolve a família em todas as etapas”.

Os profissionais das escolas também reforçam a importância dos assuntos. Os professores, por exemplo, trabalharam os temas em sala de aula por meio de dois vídeos e atividades que incentivam a redução de geração de resíduos e o descarte correto, além do cuidado com os recursos naturais, especialmente o Rio Itapemirim, principal manancial de Cachoeiro de Itapemirim. Outro tema é a importância dos hábitos de higiene pessoal.

O Programa Cuidar Mais para estudantes da educação infantil também envolve a realização de uma Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Serão apresentações de danças, teatro, paródias, entre outras. A previsão é de que o evento seja realizado no dia 22 de outubro, às 15 horas, em um espaço público de Cachoeiro de Itapemirim.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgou as datas