Dia de combate ao HIV terá ação com testes rápidos no Centro

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email
dia-d-de-combate-ao-hiv-800x530

Na próxima terça-feira (1º), a equipe do Centro de Referência em Infectologia “Abel Santana” (Crias), de Cachoeiro, levará o Ônibus da Saúde até a Praça Jerônimo Monteiro, para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A ação será realizada no Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, considerado dia D do “Dezembro Vermelho”, mês voltado a atividades relacionadas à divulgação de medidas de prevenção, assistência e tratamento do HIV. O evento vai das 8h30 às 11h30.

Para realizar os testes, basta levar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado é confidencial e sai em 20 minutos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, é fundamental detectar e tratar novos casos das doenças o mais cedo possível, a fim de evitar um quadro mais severo e impedir a transmissão para outras pessoas.

“O objetivo é estimular a prevenção às DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) com ações que envolvem orientação, testagens e aconselhamentos. Em casos positivos, o Crias encaminha para o tratamento necessário, que é gratuito”, destaca a secretária.

Vale lembrar que os testes rápidos para DSTs estão disponíveis na rede pública de saúde de Cachoeiro. É possível requerer o exame na sede do Crias, localizada à rua Mário Imperial, 23, bairro Ferroviários (próximo à escola Anacleto Ramos). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Diego é o nome escolhido do trio para disputar a prefeitura de Cachoeiro

O ex-secretário da prefeitura de Vitória, Diego Libardi (Republicanos), é o pré-candidato a prefeito de