Com o objetivo de estar entre as prefeituras mais transparentes do Espírito Santo, a administração pública de Cachoeiro de Itapemirim vai lançar dentro de 15 dias o seu portal da transparência em evento cuja data e local ainda serão anunciadas.
No site, segundo fontes palacianas, terão todas as informações inerentes ao executivo, inclusive o quantitativo de servidores, funções, nomes e salários. A parte operacional também ofertará facilidades no manuseio do internauta.
Ainda de acordo com a fonte, o governo deposita expectativa positiva sobre o portal da transparência, que é exigência dos órgãos fiscalizadores, pelo fato de atender acima do exigido e também por contemplar os anseios da população de ter acesso fácil a todas as ações e números da prefeitura.
De acordo com a avaliação feita pelo Ministério Público Federal em 2016, Cachoeiro de Itapemirim ocupa a 40ª posição no ranking da transparência no estado, mesmo patamar de Mantenópolis e Nova Venécia.
Na primeira posição está Venda Nova do Imigrante, com a nota 10. O portal do governo do Estado também tem a avaliação máxima.
No índice nacional, considerando a média dos municípios, o Espírito Santo saltou de 4,94, em 2015, para 6,31, em 2016. O estado está entre os cinco melhores do país, atrás de Santa Catarina (8,5), Distrito Federal (7,6), Rio Grande do Sul (7,38) e Rondônia (7,2).
O ranking elencado pelo MPF pode ser visto aqui