A rede pública municipal de educação de Cachoeiro segue melhorando seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na avaliação referente a 2019, divulgada nesta semana, alcançou a nota 5,8 nos anos iniciais do ensino fundamental, melhor resultado do município desde o início da série histórica de resultados do índice, em 2005, quando a nota obtida foi 4,1.
A pontuação também é maior que a média nacional obtida pelas redes municipal e pública (federal, estadual e municipal), ambas com 5,7, e representa 96,6% da meta estabelecida para Cachoeiro nessa faixa do ensino (5,9).
Já nos anos finais do ensino fundamental, o município obteve 4,5, melhor avaliação desde 2011.
Destaques
A escola Jenny Guárdia, no bairro São Geraldo, foi a que teve o melhor desempenho entre as unidades da rede municipal de Cachoeiro que participaram da avaliação dos anos iniciais: alcançou a nota 6,9, superando em 0,9 a meta estabelecida para a escola (6,0).
Nos anos finais, a maior nota foi alcançada pela escola Jácomo Silotti, do distrito de Soturno. Com 5,2, a unidade também superou a sua meta, que era de 4,5.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).