Serviços de água e esgoto são fundamentais para redução das internações por dengue

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

No momento em que os números da dengue preocupam e não param de crescer no país, medidas de prevenção à doença se tornam fundamentais. E o saneamento básico ocupa papel importante para conter o avanço da dengue. Um estudo inédito do IDB Invest, realizado em parceria com a BRK, mostra que a ampliação dos serviços de água e esgoto em 10%, pode reduzir as internações por dengue em 56%.

A pesquisa, intitulada “O líquido da vida: estimando os impactos dos serviços de água e saneamento na saúde no Brasil”, detalha que o aumento de aproximadamente 3% na cobertura de água e esgoto é capaz de reduzir 1 internação a cada 10 mil habitantes. Entre as crianças abaixo de 4 anos, o efeito é maior, e a redução de internações dobra em relação aos adultos.

Como consequência, esse cenário também diminuiria em 10% os custos de saúde pública devido à doença. Em 2020, o gasto por pessoa foi de R$ 420,00. O estudo avaliou mais de 800 municípios brasileiros, a partir de dados do Data SUS – entre os anos de 2010 e 2021.

De acordo com o coordenador de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda, os benefícios da expansão da cobertura de água e esgotamento sanitário para a saúde e a qualidade de vida da população são inegáveis. Por isso, a companhia segue investindo para ampliar e modernizar os sistemas de água e esgoto no município.

Ele ressalta que o serviço na cidade hoje conta com 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e sete Estações de Tratamento de Água (ETA), sendo responsáveis por abastecer 99% dos moradores com água potável e coletar e tratar 98% do esgoto gerado no município.

“São números que colocam Cachoeiro de Itapemirim em posição de destaque no Estado e no Brasil. Ao longo dos anos, os investimentos feitos ultrapassam R$ 543 milhões. Estudos como esse são importantes para nos ajudar a medir os impactos e usar os dados para direcionar as tomadas de decisões de investimentos, avançando e levando o saneamento para muito além do básico”, afirma Paulo Breda.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Leia a revista Fomento

Notícias Recentes

Samba e rock neste fim de semana no bar do Tonho 

Muita música, diversão, bebida gelada e tira gosto de primeira qualidade. Tudo isso está garantido